quinta-feira, 17 de maio de 2007

Fontes do trabalho

As fotos de micrografia: site da unicamp( www.fcm.unicamp.br) e internet
Conteúdo:Aula e livro de Histologia aplicada veterinária do William banks.

Sinapses







Definição: é uma região altamente especializada onde ocorre a transferência da informação(impulso elétrico) de uma célula para outra através de neurotransmissores que são mediadores químicos de comunicação entre as células.Exemplos de neurotransmissores: acetilcolina,adrenalina,noradrenalina,GABA,serotonina.



Através da onda despolarizante(impulso ou estímulo) os canais de voltagem de cálcio se abrem.O sódio entra rapidamente e em grande quantidade.Depois sai o potássio.O sódio entra mais rápido do que a saída do potássio.Por esta razão há a inversão da polaridade que é chamada de despolarização da membrana.Para voltar ao normal a bomba de potássio faz com que o sódio saia e o potássio entre.Com a despolarização a vesícula sináptica vai para a membrana plasmática e libera seus neurotransmissores.Eles se ligam á receptores específicos.A membrana plasmática da outra célula fica estimulada e isso faz com que o impulso continue(nova despolarização).Os neurotransmissores são reciclados ou destruidos na própria fenda.



Existem 3 tipos de sinapses:


-Sinapse axodendrítica:axônio com dendrito

-Sinapse axossomática:axônio com corpo celular

-Sinapse axoaxônica:axônio com axônio



O corpo do neurônio é que produz as vesículas sinápticas no Retículo Endoplasmático Liso.






Obs: Células da glia ligada com neurônio não é sinapse.






terça-feira, 15 de maio de 2007

Sistema Nervoso Autônomo, Simpático e Parassimpático


O Sistema Nervoso Autônomo é o responsável pela regulação de um ambiente ótimo e constante complementado pela atividade do sistema endócrino.Os efeitos reguladores do SNA se manisfesta por meio de sua influência em quatro tipos de sistemas efetores:músculo liso,músculo cardíaco,glândulas exócrinas e algumas endócrinas.Os receptores do SNA estão distribuídos por todas as visceras.
O Sistema Nervoso Simpático se encontra na medula adrenal,o baço,os músculos eretores do pêlo,glândulas sudoríparas,músculo dilatador da pupila e provavelmente todos os vasos sanguineos.O Sistema Nervoso parassimpático nos músculos dos esfíncteres ciliares e pupila.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Líquido Cefalorraquidiano(LCR)


O LCR é um fuido claro,incolor qoe preenche o sistema ventricular e o canal central da medula espinhal.Também ocupa o espaço aracnóide associado ao cérebro e a medula espinhal.Ele é a proteção hidráulica e meio de sustentação ,além de meio para nutrição.
É produzido no plexo coróide,células ependimárias de revestimento leptomeníngeo e os vasos sanguineos do cérebro e da medula espinhal.
Ele é ultrafiltrado ou dialisado do sangue produzido pela secreção ativa das células ependimárias.
A produção do LCR não depende da pressão hidrostática sanguinea, mas é influenciada pela pressão coloidosmótica vascular.
O LCR ajuda a manter um microambiente extracelular constante.Ele está em equilibrio dinâmico com o liquido extracelular.A sua densidade específica possui a função de amortecimento hidrostático do SNC.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Arco reflexo


Os membros aferentes e eferentes, assim como os interneurônios que podem contribuir, formam o arco reflexo.
Os reflexos são respostas,de curta duração,a um estímulo e que atendem á necessidade imediata do organismo.
Podem variar de monossinápticos(envolvendo apenas dois neurônios) a polissinápticos(envolvendo mais que dois neurônios).
A atividade reflexa motora não ocorre como um evento isolado do resto do sistema nervoso.
O arco reflexo funciona como um sistema de defesa do animal;por exemplo,quando um animal pisa em algo pontiagudo ele precisa tirar a pata do objeto antes que o machuque mais,é aí que entra o sistema de arco reflexo,esse sistema faz com o animal tire a pata do objeto pontiagudo o mais rápido possível.
Esse sistema também serve como uma ajuda em perseguições,por exemplo,de um guepardo atrás de uma gazela,como os dois são muito rápidos o que vai ajudar o guepardo a pegar a gazela será o reflexo que ele vai ter dos movimentos da gazela,tentando correr o máximo no mesmo lugar e caminho que a gazela,assim ele a pega pois o guepardo é um pouco mais rápido que a gazela e cansa menos.